sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A EMPRESA

Prédio atual
Prédio de alvenaria com 150m², conforme desenho abaixo.



Descrição dos processos

O processo de produção de conservas consiste basicamente em: Recepção da Matéria Prima, Pesagem (no caso de aquisição de outros produtores), Limpeza e Classificação, Lavagem, Processamento (específico por produto), Envasilhamento, Exaustão e Fechamento, Esterilização, Rotulagem e Encaixotamento, Estocagem e Expedição.

Recepção da matéria prima
O transporte da matéria prima das áreas de produção para a unidade de processamento acontece de forma ágil por intermédio de carrinhos de mão em virtude das características de perecividade destas. Na área molhada são acondicionadas em caixas plásticas pela facilidade de manuseio e limpeza, garantindo assim uma melhor condição de higiene.

Armazenagem

A armazenagem é feira pelo processo de empilhamento vertical respeitando os limites de segurança e resistência das caixas plásticas, em local aberto e com ventilação para melhor preservação das matérias primas.

Seleção

A matéria-prima passa por um processo de seleção visual para retirada de produtos que apresentam aspectos não condizentes com a qualidade desejada ao produto final e após é direcionado para a máquina de pré-lavagem e de seleção por tamanho.

Lavagem

A lavagem definitiva é realizada em tanques de inox apropriados em água potável clorada.

Processamento

Os legumes utilizados na conserva, como cenoura, vagem, beterraba, couve-flor, mini milho, rabanete, cebola e outros serão descascados. Alguns, também passam por um processo de branqueamento que consiste em colocá-los em água fervente ou vapor, por um tempo que deverá ser determinado de forma prática para cada tipo de hortaliça a ser processada (variando de 1 a 10 minutos). As finalidades do branqueamento são:
inativar enzimas permitindo, assim, reduzir fortemente as perdas de qualidade do produto durante o período de armazenamento; maior uniformidade na cor das hortaliças; proporcionar melhor textura ao produto final. Após o branqueamento os legumes sofrem um processo de resfriamento com água.

Envasilhamento

O envase é feito de forma manual colocando-se as matérias primas processadas dentro dos frascos de vidro com tampa, tipo “twist-off”, que recebem a adição de solução líquida específica para cada caso, chamada de salmoura (solução ácida (vinagre branco) com sal, açúcar) e pimenta do reino, para a conservação e aromatização dos legumes.

Esterilização e fechamento

O processo de se esterilizar os vidros de conservas consiste na colocação dos mesmos em banho-maria mantendo-os integralmente submersos durante todo o processo (para cada tipo de produto existe uma tabela de tempo).

Rotulagem e encaixotamento

Os vidros nesta etapa recebem o rótulo de identificação e caracterização técnica do produto e após são colocados em caixas de papelão com 15 unidades. Os rótulos contem além do nome do produto, o nome da empresa e seu endereço, data de fabricação e o prazo de validade do produto

Estocagem e comercialização
As caixas com os vidros são então fechadas e encaminhadas ao setor de armazenamento de produtos acabados de onde são destinados para a comercialização.

Sem comentários:

Enviar um comentário